INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR UTILIZADO PELA EQUIPE DE FISIOTERAPIA NA UNIDADE NEONATAL
Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros
Resumo
INTRODUÇÃO
O recém-nascido pré-termo pode apresentar alterações do desenvolvimento neuropsicomotor relacionadas às funções cognitiva, motora e comportamental, em qualquer período da infância até a fase adulta jovem. Essas funções podem ser consideradas em atraso quando comparadas com o desenvolvimento dos bebês a termo típicos, principalmente no primeiro ano de vida. A avaliação neurológica neonatal é de suma importância para a detecção de prováveis disfunções do desenvolvimento em um recém nascido, possibilitando a intervenção precoce. Uma vez que os primeiros meses de vida consistem no período de maior adaptabilidade e plasticidade do sistema nervoso e é importante para conduzir as terapeuticas escolhidas.
OBJETIVOS
- Instituir padronização do procedimento de Avaliação Motora na Unidade Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional);
- Padronizar o atendimento de fisioterapia com a utilização da ficha de avaliação motora do recém nascido.
MÉTODOS
Relato de experiência; UTI Neonatal; instrumento de fácil aplicabilidade, possui instruções para realização de cada item, podendo ser utilizado por qualquer profissional da saúde com conhecimento na área de neurologia. Ficha de avaliação adaptada Hammersmith Neonatal Neurological Examination. O método permite uma rápida aplicação (15 a 20 minutos), pode ser aplicado tanto ao prematuro quanto ao bebê termo e possibilita a detecção de sinais neurológicos anormais, através da avaliação do comportamento do recém nascido ao meio ambiente, reflexos primitivos, tônus e movimentação.
RESULTADOS
A equipe de fisioterapia tem se familiarizado com o uso da ficha de avaliação motora, e tem sido acompanhado o paciente em todo período de internação, visto que é necessário aproveitar a janela de tempo mais favorável para a plasticidade cerebral, e estabelecer uma intervenção protetora e/ou restauradora o mais precocemente possível e com segurança. A intervenção precoce consiste no conjunto de ações que oferecem à criança experiências sensório motoras necessárias desde o nascimento, para potencializar um desenvolvimento neuropsicomotor adequado, através de uma avaliação criteriosa e assistência fisioterapêutica personalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.