A INCLUSÃO SOCIAL DAS (OS) PACIENTES DA LINHA DE CUIDADOS DE SOBREPESO E OBESIDADE

Autores

  • Luana Aparecida da Silva Hospital Dia Campo Limpo

Resumo

A obesidade é considerada um problema de saúde pública1 e vem ganhando maior visibilidade pós pandemia, pois com o isolamento social as pessoas deixaram de realizar muitas atividades que realizavam anteriormente. Em 2022 o Hospital Dia Campo Limpo, iniciou o grupo da Linha de cuidados de sobrepeso e obesidade, com equipe composta por nutricionista, psicólogo, assistentes sociais, enfermeira, farmacêutica e endocrinologista, com a finalidade de trabalhar com pacientes que estão em acompanhamento clinico para entrar na fila de espera para uma possível cirurgia bariátrica. O serviço social trabalha com a importância da inclusão social, direitos e deveres, refletindo sobre os espaços que podemos e queremos ocupar, para que os pacientes possam se sentir parte da sociedade, independente dos padrões impostos, sem sofrer preconceitos, discriminação por causa do corpo.

Objetivo: Empoderar e incentivar as pacientes para a utilização dos espaços na sociedade, promovendo sua inclusão social e fortalecer em seus direitos e deveres.

Método: Estas (es) pacientes permanecem na linha de cuidados por 2 anos para que sejam encaminhadas ou não para a fila da cirurgia bariátrica, a equipe multiprofissional tem um papel importante em acompanhar e orientar as (os) pacientes para melhor qualidade de vida e manutenção da perda do peso, visando melhor atendimento e acompanhamento a estas pacientes. Foram realizadas tentativas contatos telefônicos com 30 pacientes que estavam em acompanhamento na unidade, 17 destas aceitaram a participar do grupo, que ocorria uma vez por semana de forma quinzenal. As (os) pacientes participantes do grupo permaneceram por um período determinado de 9 meses para discussão de diversos temas voltados a saúde e bem estar, focado na perda de peso e incentivando a qualidade de vida, reforçando o potencial e capacidade de cada individuo em torno de um único objetivo, a saúde e autoestima.

Resultados: Após 9 meses, foram feitos novos contatos, e das 17 pacientes que participaram do grupo, 05 não tivemos sucesso de contato no período da pesquisa, 07 mantiveram o peso, 08 perderam peso, 08 foram para a lista de cirurgia bariátrica, 02 não quiseram permanecer na fila da bariátrica e 10 retomaram suas atividades de vida diárias, relatando melhora da autoestima e se sentindo mais capaz de enfrentar os desafios na sociedade.

Conclusão: Foram constatados que o trabalho do serviço social teve importância no fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, fazendo com que as pacientes se sentissem mais autoconfiante a enfrentar os medos e preconceitos e, estar nos espaços que queiram frequentar sem sofrer nenhum tipo de discriminação pelo seu corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-30

Como Citar

da Silva, L. A. (2023). A INCLUSÃO SOCIAL DAS (OS) PACIENTES DA LINHA DE CUIDADOS DE SOBREPESO E OBESIDADE . Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/60