IMPLANTAÇÃO DA MANTA TÉRMICA NO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DA HIPOTERMIA NEONATAL: ANÁLISE ESTATÍSTICA DE COLETA DADOS

Saúde Reprodutiva, Parto, Puerpério e Nascimento

Autores

  • Maria Claudia Martins de Oliveira Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Prof. Dr Waldomiro de Paula, Brasil.
  • Isabelle Maria de Oliveira Tribst Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Prof. Dr Waldomiro de Paula, Brasil.
  • Marcia Cristina Elias Barbosa Gomes Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Prof. Dr Waldomiro de Paula, Brasil.
  • Rosimeire da Silva Criscuolo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Hospital Municipal Prof. Dr Waldomiro de Paula, Brasil.

Palavras-chave:

hipotermia neonatal, neonatologia, saúde da criança, parto

Resumo

Os Recém-nascidos (RN) Termo ou Pré-termo (PT), são suscetíveis à hipotermia e ao stress do frio (tº< 36,5oC) durante o período de transição pós-natal. Nos prematuros, o efeito é maior e associado ao aumento de mortalidade e da morbidade incluindo Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), distúrbios metabólicos e hemorragia peri-intraventricular (HPIV). A incidência de hipotermia nos prematuros menores que 1500 gramas é alta e varia em torno de 31% a 90%. Descrever dados planilhados da temperaturas durante a admissão de todos os RNs internados na unidade neonatal após a introdução da Manta térmica no atendimento do recém-nascido pré-termo do Protocolo Institucional de prevenção de Hipotermia. Trata-se de uma descrição de dados planilhados referente as temperaturas dos RNs durante admissão na unidade neonatal após implantação do Protocolo de Prevenção de Hipotermia. 27 RNs menores de 34 semanas utilizaram a manta térmica, destes 21 RNs chegaram na unidade neonatal normotérmicos e apenas 06 chegaram com hipotermia, 04 hipotermia leve e 02 hipotermia moderada. Conclui-se que a implantação da manta térmica no atendimento do RN prematuro foi positiva e, garantiu a eficácia e eficiência do manejo da temperatura do RN menor de 34 semanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Martins de Oliveira, M. C., Tribst, I. M. de O., Gomes, M. C. E. B., & Criscuolo, R. da S. (2024). IMPLANTAÇÃO DA MANTA TÉRMICA NO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DA HIPOTERMIA NEONATAL: ANÁLISE ESTATÍSTICA DE COLETA DADOS: Saúde Reprodutiva, Parto, Puerpério e Nascimento. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/798

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)