ATENDIMENTO ADAPTADO A NECESSIDADES ESPECIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PRÁTICAS DE CUIDADO E INCLUSÃO
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza pela presença de prejuízos qualitativos nas habilidades de comunicação e socialização bem como alterações sensoriais, comportamentos repetitivos, interesses restritos e rigidez em rotinas e hábitos. Importantes limitações nas atividades de vida diária advém de tais características clínicas e os profissionais de saúde precisam se atentar para que o atendimento prestado a tais indivíduos possa contemplar suas necessidades.
Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência exitosa de atendimento adaptado e inclusivo em saúde mental considerando e respeitando as dificuldades sensoriais bem como as limitações socioemocionais de uma criança com TEA. As informações aqui contidas foram obtidas a partir de dados do prontuário, atendimentos e revisão da literatura.
Paciente de 5 anos, TEA não verbal, apresenta intensa agitação psicomotora, frangofilia, auto e heteroagressividade frente ao contato com profissionais trajados com jaleco. Visando o conforto, segurança física e emocional desta criança foi então modificado permanentemente o local de atendimento para espaço físico com fluxo reduzido de colaboradores e a especialista pode permanecer sem o uso da indumentária.
As características do TEA impõe ao seu portador diferentes limitações. Considerando o princípio que determina que todos os cidadãos têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde os profissionais, o espaço físico e até os protocolos podem se adaptar às necessidades individuais. Uma vez que se sinta respeitado e protegido o paciente terá o serviço de saúde como um local acolhedor e seguro, possibilitando seu cuidado e inclusão assim como ocorreu no caso aqui citado.
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