TRABALHO INTEGRADO DA ODONTOLOGIA COM A SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A REALIZAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA

Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros

Autores

  • Ana Paula Basilio Tavares Rocha CEJAM https://orcid.org/0000-0001-9944-8355
  • Aline Aparecida Muniz CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
  • Erica da Silva Gonzaga CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
  • Silvia Lira Barros CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
  • Katia Pereira Gallindo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
  • Rode de Oliveira CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Palavras-chave:

Meta 4, cirurgia segura, trabalho integrado, odontologia, saúde da família

Resumo

As metas internacionais de segurança promovem a adoção de medidas que contribuem para uma assistência mais segura ao paciente e livre de danos. A meta 4 trata do conceito de cirurgia segura, através de medidas que contribuem para reduzir a ocorrência de incidentes ou eventos adversos. A abordagem integrada entre a equipe da estratégia saúde da família e da equipe de saúde bucal aos pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, tem sido utilizada como mais um reforço para melhorar a aderência destes pacientes ao tratamento, visto que, frequentemente pacientes comparecem ao agendamento de cirurgia odontológica e o procedimento não pode ser realizado devido à alteração da pressão arterial no momento da cirurgia. Sendo assim, o time out cirúrgico, que é uma ferramenta baseada em evidência científica, visa garantir a segurança de profissionais e pacientes na realização de procedimentos cirúrgicos, prevenindo possíveis riscos no ato cirúrgico. O trabalho da equipe multidisciplinar (equipe de saúde bucal e estratégia saúde da família) demonstra ser de suma importância para garantir o sucesso na realização da cirurgia segura, promovendo um atendimento holístico para o paciente, reduzindo a perda de vagas e além de contribuir para a realização de um procedimento mais seguro para o paciente e para o profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Basilio Tavares Rocha, CEJAM

Paulistana, Enfermeira, Especialista em Saúde Pública com ênfase no Programa Saúde da Família; Especialista em Gestão de Programas e Serviços de Saúde; Analista Comportamental, com qualificação em Liderança - Professional and Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Cursando MBA em Inteligência Competitiva. Experiência profissional como Enfermeira de Unidade de Terapia Intensiva por 2 anos; Enfermeira de Suporte Avançado à Vida no SAMU SP no 4º Grupamento de Bombeiros por 2 anos. Atuando no SUS há 20 anos. Experiência também como Enfermeira na Estratégia Saúde da Família , Assessora de Programas Governamentais e Gestão de Unidades Básicas de Saúde.

Aline Aparecida Muniz, CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Cirurgiã Dentista especializada em Urgência e Trauma, pós graduada em Saúde Pública. Atuou como residente no Departamento de Odontologia do Hospital das Clínicas de março/2021 à março/2023. Atualmente atua como Cirurgiã Dentista na UBS Luar do Sertão.

Erica da Silva Gonzaga, CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, atualmente atuando na UBS Luar do Sertão. Com experiência em Urgência e Emergência, já atuou no Hospital MBoi Mirim, no Hospital Geral de Itapecerica e no PA Macedônia. 

Silvia Lira Barros, CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Atualmente atuando como Auxiliar de Saúde Bucal na UBS Luar do Sertão, com experiência em cl´´ínica particular e com experiência também na área de marketing e vendas. Cursando instrumentação cirúrgica.

Katia Pereira Gallindo, CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Atualmente atuando como Auxiliar de Enfermagem na UBS Luar do Sertão e membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos da Unidade.

Rode de Oliveira, CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim

Atualmente atuando como Auxiliar de Enfermagem na UBS Luar do Sertão e membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos da Unidade.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Basilio Tavares Rocha, A. P., Muniz, A. A., da Silva Gonzaga, E., Lira Barros, S., Pereira Gallindo, K., & de Oliveira, R. (2023). TRABALHO INTEGRADO DA ODONTOLOGIA COM A SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A REALIZAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA: Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/476

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)