CINEPIPOCA: PROMOVENDO ACESSO À CULTURA E FORTALECENDO AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS EM FONOAUDIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

humanização da assistência, atenção primária a saude, atenção integral à saúde da criança, aromaterapia, acesso à cultura

Resumo

Introdução: A utilização de estratégias de acessibilidade cultural pode ser observada como uma boa alternativa para ampliação de vínculo usuário e profissional de saúde, além de ser uma ferramenta de acolhimento para o acesso primário. Nota-se que há uma ligação potente entre cultura, humanização e saúde. A criação de um ambiente com exposição de filmes educativos associado a PICS (Práticas Integrativas Complementares) pode ser utilizado como uma abordagem diversificada que visa promover uma ação alternativa aos métodos tradicionais, de forma em que o usuário tenha contato com novas experiências, além de possibilitar um ambiente rico de interação social, aquisição de novas experiências, cultura e lazer. Objetivo: Promover uma ação com acessibilidade cultural associada à práticas integrativas, para crianças do grupo de fala e linguagem infantil do território da UBS Luar do Sertão. Método: No segundo semestre de 2022, a fonoaudióloga Andreza Freire decidiu realizar uma roda de conversa com as crianças dos grupos de fala e linguagem infantil. As pautas estavam relacionadas à educação, lazer, família, reconhecimento de emoções e temas sugeridos pelos próprios usuários. Nesse encontro foram observados nas crianças sinais de ansiedade e/ou oscilação de humor, ausência de rotina infantil, dificuldade de reconhecimento emocional e poucas experiências relacionadas à cultura. Diante deste cenário, identificou-se a necessidade de mais ações coletivas. Realizado então um planejamento estratégico para a elaboração de um dia com “CINE PIPOCA” em um espaço físico do território. O filme escolhido foi “Divertidamente”, da Disney, que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática, com foco na importância da identificação e descrição de emoções. Além de explicar a importância das emoções e sentimentos para a construção das nossas memórias e da nossa identidade, ressaltando que todo sentimento é importante e que mesmo aqueles considerados negativos têm um papel essencial no nosso amadurecimento e naquilo que nos tornamos. Para valorizar a ação e tornar o evento mais significativo para as crianças, cada criança foi convidada através de um ingresso individual (fictício) e foi orientada a levar cobertor e travesseiro. O ambiente foi preparado de forma bem acolhedora, com pipoca, sucos, colchões, além de aplicação da aromaterapia com óleo essencial de lavanda, com foco na redução de níveis de ansiedade. Resultados: A ação teve a participação de mais de 20 crianças. Discussão: Implementar nas ações de saúde acessibilidade à cultura é uma estratégia que pode enriquecer o repertório de populações mais vulneráveis e fortalecer o vínculo com os profissionais de saúde, contribuindo para maior adesão ao tratamento e melhores resultados. Todas as crianças participaram ativamente das atividades realizadas e ao final do encontro, em roda de conversa, exprimiram alegria em ter assistido ao filme e conseguiam identificar e distinguir mais claramente sobre as emoções. Conclusão: Dentre os objetivos previamente estipulados permeados por pautas humanizadas e modelo de clínica ampliada, foi possível promover um dia de descompressão, redução de sintomas de ansiedade através de PICS, novas experiências, melhora na compreensão e reconhecimento de emoções, acesso à cultura, lazer e afetividade.

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Biografia do Autor

Ana Paula Basilio Tavares Rocha, CEJAM

Enfermeira de formação; Especialista em Saúde Pública com ênfase em Programa Saúde da Família; Especialista em Gestão de Programas e Serviços de Saúde; Analista Comportamental, com qualificação em Liderança Professional and Sef Coaching; cursando MBA em Inteligência Competitiva. Atuou como Enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva por 2 anos. Há 20 anos ingressou no SUS. Tem experiência como Enfermeira no Programa Saúde da Família, Assessora de Programas Governamentais e Gestão de Unidades Básicas de Saúde.

Andreza, Setor VI, UBS Luar do Sertão, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil.

Fonoaudióloga , pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família, atualmente cursando Especialização em Linguagem Infantil. Consultora da Liga de Linguagem e Transtornos Associados - LILITA do curso de Fonoaudiologia da FMU e Monitora da disciplina de Aquisição de Linguagem do curso de Fonoaudiologia da FMU. Atua na Atenção Primária à Saúde, como Fonoaudióloga em equipe multiprofissional.

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Basilio Tavares Rocha, A. P., & Freire Santos, A. (2023). CINEPIPOCA: PROMOVENDO ACESSO À CULTURA E FORTALECENDO AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS EM FONOAUDIOLOGIA . Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/122

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