ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO ACESSO E ACOLHIMENTO NO ATENDIMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL NA UBS

Autores

  • Ana Paula Basilio Tavares Rocha CEJAM
  • Maria das Graças Souza Silva Setor VI, UBS Luar do Sertão, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Humanização, Atenção integral à saúde, acesso, Acolhimento, Intervenção do Serviço Social

Resumo

Introdução: O cuidado humanizado envolve a atenção às necessidades, escuta ativa, respeito às particularidades de cada indivíduo e o seu envolvimento em todo o processo de atendimento e cuidado. Dessa forma, o atendimento não se limita apenas ao tratamento clínico, mas também à atenção integral à saúde, incluindo aspectos sociais, emocionais e culturais. O trabalho humanizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) é de extrema importância, pois promove um atendimento mais acolhedor e qualificado aos usuários, que frequentemente chegam em situações de vulnerabilidade e fragilidade. Objetivo: Acolhimento e escuta qualificada no atendimento, a partir de uma abordagem humanizada e centrada nas necessidades do usuário, para garantir o acesso aos direitos sociais e o respeito à dignidade humana. Método: Através de diagnóstico situacional na UBS, observou-se um elevado número de usuários que procuravam a Unidade não somente com queixas de saúde, mas também com questões sociais importantes e como esta demanda era espontânea, esses usuários não tinham um horário previamente agendado para serem atendidos pelo profissional mais qualificado para atender estas demandas: a Assistente Social. Pensando na atenção integral à saúde, buscando atender o indivíduo de forma holística e para atender a essa necessidade da população foi criado um espaço de escuta qualificada e acolhimento social dentro da Unidade, a partir de setembro/2021. Toda sexta-feira foi reservado um período de três horas na agenda da Assistente Social para acolher essa demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio, facilitando o acesso e atendimento a esses usuários e garantindo a promoção da cidadania. Resultados: Há grande adesão de usuários para atendimento nesse espaço. Desde setembro/2021 já foram atendidos mais de 500 usuários nesse espaço de acesso e acolhimento social. Discussão: Para realizar um atendimento eficiente, é preciso identificar as necessidades dos usuários. Dessa forma, é possível desenvolver ações que estejam alinhadas às suas necessidades, garantindo que eles sejam vistos como sujeitos de direitos e não apenas como objetos de intervenção. Conclusão: É importante que os serviços de saúde tenham também um olhar voltado às questões sociais, pois muitas demandas de saúde tem um viés social e o atendimento social pode ser um divisor na qualidade e bem estar do usuário, contribuindo para melhoria da saúde em geral. É essencial que os serviços de saúde estejam disponíveis para a comunidade de forma acessível. A realização de um trabalho de orientação social é uma forma importante de humanizar o serviço, pois otimiza o acesso a informações, promove esclarecimentos e apoio em questões de intervenção do serviço social, que indiretamente afetam a qualidade de vida e a saúde do indivíduo e da família.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Souza Silva, Setor VI, UBS Luar do Sertão, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil.

46 anos, Paraibana, Mãe de três filhas. Iniciou a vida profissional no CEJAM como Agente Comunitária de Saúde em 2002 na implantação do PSF na região do Jardim Ângela. Em 2008 foi promovida a Auxiliar Técnico Administrativo. Voltou então a estudar e em 2011 concluiu o curso Técnico de Segurança do Trabalho. Em 2015 participou de processo seletivo e foi então promovida para atuar como Técnica de Segurança do Trabalho na Sede Administrativa do CEJAM. Continuou seus estudos e em 2019 concluiu a graduação em Serviço Social. Em 2021 participou de novo processo seletivo na Instituição (CEJAM) e foi então promovida a Assistente Social na UBS Luar do Sertão, onde atua até o presente momento.

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Basilio Tavares Rocha, A. P., & Souza Silva, M. das G. (2023). ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO ACESSO E ACOLHIMENTO NO ATENDIMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL NA UBS. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/133

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