GRUPO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES
Resumo
INTRODUÇÃO
Pesquisas apontam que, a nível mundial, cerca de 20 a 30% da população infantojuvenil têm apresentado sofrimento psíquico¹, além de tentativas de suicídio que é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos². Diversos fatores podem explicar isto, como: transtornos mentais, abuso de substâncias, falta de perspectiva com o futuro, desemprego, violências, isolamento social ou geográfico, baixo acesso a cuidados clínicos, abusos físicos e sexuais e dificuldades com a orientação sexual³. Por isso, o desenvolvimento de ações no território são necessárias para favorecer o vínculo e desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde deste público junto à APS.
Objetivo: relatar uma experiência de ação de promoção à saúde mental de adolescentes no contexto escolar.
MÉTODO
O grupo foi realizado numa escola pública. Participaram 25 adolescentes, entre 12 a 15 anos, conduzidos por enfermeira, APA e psicólogo no período de 5 meses entre março e julho de 2023. Os temas abordados foram pactuados com os adolescentes.
Além disso, a enfermeira realizou sessão individual de auriculoterapia em cada encontro com os adolescentes com objetivo de melhorar aspectos emocionais, como ansiedade.
RESULTADOS
Os adolescentes interagiram, participaram das sessões de auriculoterapia e, junto à equipe, foram refletindo formas de enfrentamento às dificuldades no contexto biopsicossocial. Foram realizados matriciamentos com o CAPSIJ, e discussões periódicas com a coordenação pedagógica.
CONCLUSÃO
A adolescência é o ciclo de vida com menor vinculação às ações de saúde da APS, no entanto, além da UBS atuante no território, a escola pode contribuir para adesão deste público. É importante fortalecer a Rede intersetorial para apoio e, através de ações compartilhadas, identificar fatores de risco, realizar intervenções e incentivar o acesso às ações de promoção e prevenção em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.