MÉTODO CANGURU: BENEFÍCIOS DO CONTATO PELE A PELE ENTRE O RECÉM-NASCIDO E SUA FAMÍLIA

Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros

Autores

  • Ana Carolina Unger Araujo Hospital Estadual Professor Carlos da Silva Lacaz
  • Cassia Paula Hospital Estadual de Francisco Morato - Cejam
  • Beatriz Moglia

Palavras-chave:

Procedimento Seguro

Resumo

O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família. Faz parte do método o contato pele a pele, que começa desde o nascimento com o toque até a posição canguru, que consiste em manter o RN em contato pele a pele, somente de fraldas, na posição vertical junto ao peito dos pais, guardando o tempo mínimo necessário para respeitar a estabilização do RN. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe adequadamente capacitada.

O estudo permitiu destacar que a prática de manter o recém-nascido em contato pele a pele com a mãe e/ou familiar proporciona o desenvolvimento do estímulo sensorial, adaptação a vida extrauterina, manutenção da temperatura corporal entre 36.5 e 37.5°C e o inicio da amamentação na primeira hora de vida. Portanto, faz-se necessário aprofundar os conhecimentos e  sensibilizar a equipe multiprofissional acerca dos benefícios do contato pele a pele favorece em seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Paula, Hospital Estadual de Francisco Morato - Cejam

Leal LB, Mathiolli C, Lago MTG, Zani AV. Vivências paternas de bebês prematuros, musicoterapia e posição canguru: análise de conteúdo. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING, 20: e20216509.

Braga RRGS, Siqueira KM, Salge AK, Lima LG, Castral TC. Percepções maternas sobre o uso da bolsa canguru em bebês a termo saudáveis em maternidade e domicílio: uma investigação apreciativa. Rev. Eletr. Enferm. 2022; 24:71351.

Matuzo AMS, Canedo MC, Nunes CB, Lopes TIB. Método canguru: Conhecimento e práticas pela equipe multiprofissional. Rev Enferm Atual In Derme v. 95, n. 36, 2021 e-021180.

Santos AP, Sapucaia CO. A influência do Método Canguru no tempo de internação do recém-nascido prematuro em unidades hospitalares: uma revisão integrativa. Rev Pesqui Fisioter. 2021;11(1):252-272.

Santos AP, Sapucaia CO. A influência do Método Canguru no tempo de internação do recém-nascido prematuro em unidades hospitalares: uma revisão integrativa. Rev. Pesqui. Fisioter; 11(1): 252-272, Fev. 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Unger Araujo, A. C., S. Paula, C. R. da, & Moglia, B. H. (2023). MÉTODO CANGURU: BENEFÍCIOS DO CONTATO PELE A PELE ENTRE O RECÉM-NASCIDO E SUA FAMÍLIA: Meta 4 – Cirurgia Segura ou Procedimentos Seguros. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/364

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.