A RELEVÂNCIA DAS ESCALAS DE BRADEN E MORSE NA SEGURANÇA DO PACIENTE

Meta 6 – Prevenção de danos decorrentes de Quedas e Prevenção de Lesões de Pele

Autores

  • Felipe Vinicius Moraes da Silva HSPM
  • Jennipher Westphal Gutierrez
  • Angela Keiser
  • Erionaldo Portugal Almeida
  • Sandra Cristina Matos Santos
  • Angela Ferreira da Costa Lima
  • Silmara Perim do Nascimento
  • Dirley Glizt Sant’Ana

Palavras-chave:

lesão por pressão, queda, Prevenção de quedas, braden, morse

Resumo

Durante o período de internação hospitalar, o paciente está suscetível e exposto a diversos riscos, devido a isso temos a necessidade de criar medidas e barreiras para prevenção de eventos indesejados e prestar assistência de forma segura.

Dados publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre incidentes relacionados à saúde identificou um total de 9.423 falhas durante a assistência, onde 3.600 (38,2%) eram atri­buídas a quedas, sendo, portanto, a segunda causa de notificações de incidentes (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2016).

E os dados do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária durante o período entre janeiro de 2014 a julho de 2017 evidenciam 134.501 incidentes notificados pelos Núcleos de Segurança do Paciente, destes 23.722 (17,6%) correspondem às notificações de lesões por pressão (LP), sendo considerado o terceiro tipo de evento mais frequente notificado nos serviços de saúde brasileiros (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2017).

O Enfermeiro visa diariamente a excelência no seu exercício profissional, mas as quedas e lesões de pele evidenciam falhas assistenciais na segurança do paciente que como consequências principais podemos citar o aumento do tempo de internação, aumento dos custos do tratamento e a falta de credibilidade da equipe assistencial.

Esse estudo objetivou levantar na literatura, dados para analisar a relevância da Escala de Braden e Morse na segurança do paciente para o enfermeiro, como instrumentos de avaliação de risco para lesão por pressão e queda nos pacientes hospitalizados.

Cabe ao enfermeiro fazer uso das escalas de modo analítico, não se detendo apenas ao score gerado, analisando as subescalas atentamente de forma que possa direcionar cuidados específicos a serem prestados. Concluo que as escalas de Braden e Morse são ferramentas de grande relevância ao profissional enfermeiro e quando agregada a sua rotina proporciona maiores chances de sucesso na diminuição desse tipo de evento, implantando sistematicamente cuidados individualizados a cada paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Vinicius Moraes da Silva, HSPM

Enfermeiro Líder no Hospital do Servidor Público Municipal.

Pós-graduado em Auditoria em Serviços de Saúde, MBA de Gestão em Saúde e próximo a conclusão da pós graduação em Saúde Coletiva com Enfoque no Gerenciamento de Serviços.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Moraes da Silva, F. V., Westphal Gutierrez, J., Keiser, A., Portugal Almeida, E., Matos Santos, S. C., Ferreira da Costa Lima, A., Perim do Nascimento, S., & Glizt Sant’Ana, D. (2023). A RELEVÂNCIA DAS ESCALAS DE BRADEN E MORSE NA SEGURANÇA DO PACIENTE: Meta 6 – Prevenção de danos decorrentes de Quedas e Prevenção de Lesões de Pele. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/400

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)