A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK DA LIDERANÇA DE ENFERMAGEM PARA COM SEUS LIDERADOS
Liderança e Comportamento Organizacional
Palavras-chave:
Enfermagem, Gestão, Feedback, liderança de enfermagem, comportamento organizacionalResumo
Introdução: O feedback é uma etapa do processo de comunicação, que proporciona informações aos indivíduos sobre seu desempenho, comportamento ou resultados. O líder é o responsável por guiar o time e tomar as decisões mais adequadas para o sucesso da equipe, mas ser um excelente gestor de pessoas não envolve apenas delegar tarefas e supervisionar o trabalho realizado. Objetivo: Conhecer a importância da ferramenta do feedback gerencial na liderança. Resultados: A liderança eficaz em um ambiente de trabalho é essencial para garantir uma gestão de qualidade. Uma das ferramentas fundamentais nesse processo é o feedback, pois auxilia no crescimento profissional do seu liderado. O feedback para os liderados melhora a qualidade dos serviços prestados, desenvolvimento profissional, comunicação eficaz e motivação da equipe. Conclusão: A prática do feedback apresenta-se como uma estratégia gerencial no desenvolvimento de pessoas e para o domínio de algumas competências associadas à liderança, destacam-se as competências necessárias ao enfermeiro-líder: comunicar; dar e receber feedback; dar poder e exercer influência; e apoiar a equipe para que resultados organizacionais sejam alcançados. Esse trabalho tem o intuito de complementar a literatura existente e estimular a confecção de novas pesquisas sobre a temática em questão.
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