PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA COMO FATOR CONTRIBUINTE NA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS

Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos

Autores

  • Angela Keiser
  • Felipe Vinicius Moraes da Silva HSPM
  • Sandra Cristina Matos Santos
  • Jennipher Westphal Gutierrez
  • Angela Ferreira da Costa Lima
  • Erionaldo Portugal Almeida
  • Silmara Perim do Nascimento
  • Dirley Glizt Sant’Ana

Palavras-chave:

prescrição eletrônica, erros de medicação, prescrição médica

Resumo

As prescrições eletrônicas têm um papel importante na prevenção dos erros de medicação. Esse estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores causais de erro na administração de medicação relacionados à prescrição médica eletrônica implantada recentemente no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Aplicou-se um questionário semi-estruturado contendo itens fechados abordando a opinião dos profissionais envolvidos na assistência (médicos e enfermagem) quanto à redação, às vantagens e desvantagens da prescrição médica eletrônica, bem como as sugestões para o seu aperfeiçoamento. Os dados obtidos foram agrupados de acordo com a semelhança das respostas. Os profissionais relataram identificar fatores causais dos erros nas prescrições, embora também citaram as vantagens em relação à manual, tal como maior legibilidade, rapidez e organização. Notamos que o sistema computadorizado de prescrições representa um grande avanço dentro das estratégias utilizadas para minimizar erros decorrentes de prescrições mal formuladas. Entretanto, não erradica a possibilidade de ocorrência de fatores causais de erros na medicação, fazendo-se necessárias conferências diárias e ajustes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Vinicius Moraes da Silva, HSPM

Enfermeiro Líder no Hospital do Servidor Público Municipal.

Pós-graduado em Auditoria em Serviços de Saúde, MBA de Gestão em Saúde e próximo a conclusão da pós graduação em Saúde Coletiva com Enfoque no Gerenciamento de Serviços.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Keiser, A., Moraes da Silva, F. V., Matos Santos, S. C., Westphal Gutierrez, J., Ferreira da Costa Lima, A., Portugal Almeida, E., Perim do Nascimento, S., & Glizt Sant’Ana, D. (2023). PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA COMO FATOR CONTRIBUINTE NA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS: Meta 3 – Segurança no uso de Medicamentos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)