QUALIFICANDO O ACESSO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE FORMA HUMANIZADA ATRAVÉS DO MONITORAMENTO EFICIENTE DO FLUXO DE PESSOAS ANTES DO HORÁRIO DE ABERTURA DA UBS
Comunicação e Marketing em Saúde
Palavras-chave:
Qualidade Assistencial, Acesso Avançado, Plano de Contingência, Atendimento Humanizado, comunicaçãoResumo
Garantir o acesso aos cuidados primários à saúde em tempo oportuno é um dos maiores desafios dos sistemas públicos de saúde, tanto no Brasil quanto em outros países. O projeto “Acesso Avançado Adaptado 2024” foi implementado na UBS Jardim Comercial para enfrentar o desafio de garantir atendimento em tempo oportuno e humanizado a uma população de 30 mil pessoas. Observando uma alta demanda logo na abertura da UBS às 7h00, a gestão local desenvolveu uma metodologia de monitoramento das pessoas aguardando antes da abertura e criou um plano de contingência para dias com mais de 60 pessoas presentes às 6h30. De janeiro a junho de 2024, diversas ações foram implementadas, incluindo a coleta de informações via WhatsApp pela equipe de segurança, reforço do time administrativo e da equipe de enfermagem, além do apoio das lideranças na organização da entrada.Os resultados indicaram que, dos 84 dias úteis monitorados, 13 apresentaram demanda aumentada, acionando com sucesso o plano de contingência. Não houve tendência de pacientes chegando cada vez mais cedo, e as medidas de contingência evitaram aglomerações e insatisfações. Identificou-se a necessidade de ajustar o agendamento de triagens odontológicas para minimizar picos de demanda. O estudo demonstra que o monitoramento sistemático e a implementação de um plano de contingência eficaz podem melhorar significativamente a experiência dos pacientes e a eficiência operacional da UBS, promovendo um atendimento mais humanizado e de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.