QUALIFICANDO O ACESSO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE FORMA HUMANIZADA ATRAVÉS DO MONITORAMENTO EFICIENTE DO FLUXO DE PESSOAS ANTES DO HORÁRIO DE ABERTURA DA UBS

Comunicação e Marketing em Saúde

Autores

  • Thiago de Castro Menezes Menezes Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Comercial , SP - Brasil"
  • Ana Paula Coelho de Freitas Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Comercial , SP - Brasil" https://orcid.org/0009-0001-7504-9808
  • Jocemar Samuel dos Santos Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Comercial , SP - Brasil" https://orcid.org/0009-0000-5652-0775

Palavras-chave:

Qualidade Assistencial, Acesso Avançado, Plano de Contingência, Atendimento Humanizado, comunicação

Resumo

Garantir o acesso aos cuidados primários à saúde em tempo oportuno é um dos maiores desafios dos sistemas públicos de saúde, tanto no Brasil quanto em outros países. O projeto “Acesso Avançado Adaptado 2024” foi implementado na UBS Jardim Comercial para enfrentar o desafio de garantir atendimento em tempo oportuno e humanizado a uma população de 30 mil pessoas. Observando uma alta demanda logo na abertura da UBS às 7h00, a gestão local desenvolveu uma metodologia de monitoramento das pessoas aguardando antes da abertura e criou um plano de contingência para dias com mais de 60 pessoas presentes às 6h30. De janeiro a junho de 2024, diversas ações foram implementadas, incluindo a coleta de informações via WhatsApp pela equipe de segurança, reforço do time administrativo e da equipe de enfermagem, além do apoio das lideranças na organização da entrada.Os resultados indicaram que, dos 84 dias úteis monitorados, 13 apresentaram demanda aumentada, acionando com sucesso o plano de contingência. Não houve tendência de pacientes chegando cada vez mais cedo, e as medidas de contingência evitaram aglomerações e insatisfações. Identificou-se a necessidade de ajustar o agendamento de triagens odontológicas para minimizar picos de demanda. O estudo demonstra que o monitoramento sistemático e a implementação de um plano de contingência eficaz podem melhorar significativamente a experiência dos pacientes e a eficiência operacional da UBS, promovendo um atendimento mais humanizado e de qualidade.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Menezes, T. de C. M., Coelho de Freitas, A. P., & Samuel dos Santos, J. (2024). QUALIFICANDO O ACESSO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE FORMA HUMANIZADA ATRAVÉS DO MONITORAMENTO EFICIENTE DO FLUXO DE PESSOAS ANTES DO HORÁRIO DE ABERTURA DA UBS: Comunicação e Marketing em Saúde. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/659

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