OUVIDORSUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ELOGIOS COMO FORMA DE VALORIZAR O SERVIÇO DE SAÚDE E RECONHECIMENTO DO COLABORADOR DO SUS

Liderança e Comportamento Organizacional

Autores

Palavras-chave:

Valorização dos colaboradores, motivação, liderança, ouvidoria

Resumo

O projeto "Gente que faz o SUS" na UBS Jardim Comercial, visa valorizar os elogios recebidos pelo OuvidorSUS como uma forma de reconhecimento aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi motivada pela necessidade de mudar a percepção predominante de que os canais de comunicação do SUS se limitam a reclamações e solicitações, buscando também celebrar os esforços, conquistas e resultados da equipe de saúde na prestação de um serviço humanizado e equânime. O projeto foi iniciado em setembro de 2023 e envolveu diversas ações: sensibilização dos colaboradores sobre a importância do reconhecimento pelos usuários, ampla divulgação dos canais do OuvidorSUS através de folders explicativos com QR code e links para acesso digital, incentivo para que os usuários elogiassem o atendimento, divulgação dos elogios recebidos nos grupos de WhatsApp internos para reconhecimento entre os colegas, criação de um mural semanal de exposição dos elogios recebidos, e a entrega de certificados individuais aos colaboradores destacados. Para avaliar a eficácia da metodologia, comparou-se a quantidade de elogios recebidos nos oito meses após a implementação do projeto com os oito meses anteriores. Verificou-se um aumento significativo de 1000% nos elogios, passando de 17 elogios antes do projeto para 170 após sua implementação. Além disso, os elogios passaram a ser 4,25 vezes mais frequentes do que as reclamações, evidenciando o sucesso do projeto em promover um ambiente de trabalho mais positivo e engajado. Esses resultados indicam que o projeto "Gente que faz o SUS" não apenas melhorou a percepção dos usuários sobre o serviço de saúde prestado pela UBS Jardim Comercial, mas também fortaleceu o reconhecimento e valorização dos

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Menezes, T. de C., Coelho de Freitas, A. P., & Samuel dos Santos, J. (2024). OUVIDORSUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ELOGIOS COMO FORMA DE VALORIZAR O SERVIÇO DE SAÚDE E RECONHECIMENTO DO COLABORADOR DO SUS: Liderança e Comportamento Organizacional. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/640

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