COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO FISICA PACIENTES PROTETIZADOS

Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente

Autores

  • Suzi Simoes CEJAM
  • Amanda da Conceição Teodósio
  • Daivison Lucas da Silva

Palavras-chave:

Reabilitação fisica, Comunicação efetiva, Engajamento do paciente

Resumo

INTRODUÇÃO

O Processo de reabilitação física em pacientes amputados passar por muitas fases, e o paciente amputado ao entrar na reabilitação relata o desejo imediato em conseguir a prótese e retomar suas AVDS o quanto antes possível. Ter este sentimento e essa motivação é fundamental em todo o processo de reabilitação que ao contrário do que o paciente e familiar pensam, é um processo longo que necessita de dedicação, sendo assim a comunicação efetiva se faz necessário para que o engajamento do paciente não mude diante das dificuldades e barreiras encontradas.

OBJETIVO

Descrever o relato de experiência na reabilitação física do paciente amputado em membros inferiores

MÉTODO

O Projeto com início em maio de 2023, tem por objetivo a prescrição, atendimento e dispensação de próteses de membro inferior para o usuário que necessite. 

O paciente amputado conta com o apoio da equipe multiprofissional, para o período de pré e pós protetização.

RESULTADO E CONCLUSÃO

Durante o ano de 2023, realizamos 08 protetização de membro inferior e atualmente estamos com 07 pacientes em face pré protética em reabilitação. A idéia de colocar a prótese e “sair andando” é comum entre os pacientes e a equipe técnica tem papel fundamental no processo do engajamento do paciente em mostrar que não se trata de vestir uma prótese, mas de preparar o corpo para o recebimento do dispositivo e que o grau de dificuldade irá variar em cada indivíduo passando por etapas para que a sua reabilitação alcance os melhores resultados possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Simoes, S., da Conceição Teodósio, A., & Lucas da Silva, D. (2023). COMUNICAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO FISICA PACIENTES PROTETIZADOS: Meta 2 – Comunicação Efetiva - Amplifique a voz do Paciente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 10. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/535

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)