ACOLHIMENTO, COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E O CUIDADO INTEGRAL ENTRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E MÉDICA. RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA.

Autores

  • Ingrid Nathalie Almeida Meira Ambulatório Médico de Especialidades Doutor Olavo Silva Souza, Itú, São Paulo

Palavras-chave:

Humanização, Cuidado, Acolhimento, equipe multiprofissional

Resumo

Os atendimentos realizados pela equipe multiprofissional no Ambulatório Médico de Especialidades em Itú são de pacientes encaminhados pela equipe médica da unidade. Todos são avaliados de forma individual, humanizada e acolhedora, na tentativa de diminuir o tempo de espera para diagnóstico e possível tratamento. O objetivo deste trabalho é relatar experiência exitosa no atendimento humanizado e acolhedor da equipe Multiprofissional da unidade Ambulatório Médico de Especialidades. Utilizou-se nesse trabalho a transcrição de experiência exitosa ocorrida na unidade no atendimento ao paciente no período de fevereiro de 2021 a março 2023. Paciente J.V.S.S. 14 anos, encaminhado à fisioterapia pelo ortopedista da unidade. Em cadeiras de rodas, não deambula e mãe relata de forma confusa, sendo a dor em joelhos há 1 ano a queixa principal de seu filho e o fato deste não deambular. No mesmo dia da avaliação fisioterapêutica, paciente recebe alta para retorno com especialista que este prontamente, visto a observação da profissional da equipe multiprofissional, o encaminhou a neurologia e também continuasse acompanhamento fisioterapêutico. Após 1 mês, paciente retornou a seção de fisioterapia e este foi encaminhado também a psicologia,  mantidos a cada 15 dias. Após 1 ano, paciente iniciou marcha, orientado a manter uso de dispositivo auxiliares de marcha e apresenta melhora no estado de humor refletindo na sua comunicação com os profissionais e em seu ambiente familiar.  ​Nesta experiência exitosa é possível destacar a importância da comunicação assertiva entre os profissionais (equipe médica, multiprofissional e administrativa). Toda equipe está coesa, alinhada e disposta a considerar o que cada profissional trouxe como necessidade deste paciente. Importante ressaltar que todos os atendimentos realizados precisam ter o olhar acolhedor pelos profissionais.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Almeida Meira, I. N. (2023). ACOLHIMENTO, COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E O CUIDADO INTEGRAL ENTRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E MÉDICA. RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA . Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/115

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