USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS EM CRIANÇAS COM ANSIEDADE: PSICOEDUCAÇÃO E REGULAÇÃO EMOCIONAL

Autores

  • Michelle Cury CEJAM
  • Katia Cristina Vitoretti
  • Débora Almeida
  • Neli Agenora da Silva
  • Ana Paula Basilio Tavares Rocha

Resumo

Transtornos de ansiedade são os distúrbios psiquiátricos mais comuns na infância, atingindo até  15% da população referida com sintomas predominantemente físicos (taquicardia, taquipneia, náuseas). Se esta passa a influenciar o funcionamento e bem-estar da criança deve ser tratada evitando maiores prejuízos e cronificação do quadro. Como parte das estratégias de prevenção e tratamento de tal condição existem recursos simples que podem auxiliar na plena recuperação da criança além de servirem de recurso no momento de uma crise e evitarem a medicalização precoce.

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência exitosa de grupo terapêutico realizado com crianças com Ansiedade. Foram usadas como ferramentas os “Girassol cheiroso” e “Ursinho barrigudo”, entregues nos grupos. As informações aqui contidas foram obtidas a partir de dados do prontuário, encontros do grupo e revisão da literatura.

Com os instrumentos “Girassol cheiroso” e “Ursinho barrigudo” as crianças são convidadas a prestarem atenção no cheiro do girassol e no movimento da respiração do ursinho. Tais ferramentas estimulam áreas sensoriais do cérebro da criança permitindo auto regulação física e emocional além da rápida recuperação e consciência da crise.

Nestes encontros observamos que as crianças se sentiam mais confiantes e com menos medo de uma possível crise uma vez que sabiam de um recurso para aliviá-la ou até mesmo evitá-la. Além de melhora da qualidade de vida tais instrumentos reduziram a necessidade de intervenção medicamentosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Cury, M., Vitoretti, K. C., Almeida, D., Agenora da Silva, N., & Basilio Tavares Rocha, A. P. (2023). USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS EM CRIANÇAS COM ANSIEDADE: PSICOEDUCAÇÃO E REGULAÇÃO EMOCIONAL. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/352

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2