AMPLIANDO POTENCIALIDADES COMUNICATIVAS: GRUPO DE FALA E LINGUAGEM INFANTIL

Saúde da Criança e do Adolescente

Autores

  • andreza freire santos Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Luar do Sertão, São Paulo - SP, Brasil
  • Ana Paula Basilio Tavares Rocha Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Luar do Sertão, São Paulo - SP, Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO

A comunicação pode ser considerada como a capacidade humana de manifestar algo, visando à expressão de
sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões e à troca de informações. Por meio da mensagem identificamos a
intencionalidade presente em um determinado discurso. Podendo esta ser de natureza verbal ou não verbal (símbolos,
gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, entre outros). A fonoaudiologia desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento de crianças, auxiliando no desenvolvimento da comunicação, habilidades sociais e autonomia.

 

OBJETIVO

Promover ampliação de comunicação funcional, autonomia, qualidade de vida na infância, independência e habilidades
sociais para crianças do grupo de fala e linguagem infantil, do território da UBS Luar do Sertão.

 

MÉTODO

O grupo de fala e linguagem infantil acontece semanalmente, supervisionado pela fonoaudióloga da equipe E-Multi. Atualmente é composto por mais de 20 usuários frequentes. O público alvo é crianças de 5 a 11 anos com déficits comunicativos que impactam na comunicação diária, interação social e aprendizagem.
São utilizadas estratégias para apresentar, discriminar e adquirir os sons ausentes ou parcialmente adquiridos
em inventário fonético/fonológico e utilizá-los em situações comunicativas. Todas as estratégias comunicativas são associadas de estratégias de interação social, brincar coletivo e simbólico, pintura, dinâmicas, dança, aromaterapia e atividades coletivas.

 

RESULTADOS

Foram observados avanços significativos no desenvolvimento global infantil. Melhora da interação social, diminuição de barreiras de aprendizagem, expansão de comunicação, melhora na interação social no grupo e em outros ambientes frequentados pelas crianças, aumento da autoestima e melhora na adesão dos grupos ofertados pela Unidade Básica de Saúde.

CONCLUSÃO

Dentre os objetivos previamente estipulados, foi possível observar ganhos significativos na autonomia, qualidade de
vida, independência, comunicação funcional e interação de crianças com déficits comunicativos através da participação
do grupo de fala e linguagem infantil da UBS.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

freire santos, andreza, & Basilio Tavares Rocha, A. P. (2024). AMPLIANDO POTENCIALIDADES COMUNICATIVAS: GRUPO DE FALA E LINGUAGEM INFANTIL: Saúde da Criança e do Adolescente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/758

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