REABILITAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ATENÇÃO ALÉM DO PROGNÓSTICO

Reabilitação e Cuidados Paliativos

Autores

  • Renata Cassiano dos Santos Centro de estudos e pesquisas dr. João amorim (CEJAM), Hospital Estadual dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, Franco da Rocha – SP, Brasil.

Resumo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos (CPs) são "uma abordagem que promove a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação e tratamento rigoroso da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual". Baseado nesse conceito, é preciso traçar um plano de cuidados que não seja unicamente focado nas possibilidades de desfechos desfavoráveis, pois esse paciente pode retornar a sua residencia. As intervenções de reabilitação são estratégia importante para essa abordagem, uma vez que o declínio funcional resulta em prejuízos físicos, psicológicos e cognitivos, causando profundas alterações físicas, emocionais e espirituais experimentadas pelos pacientes a partir do diagnóstico e até a morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

Cassiano dos Santos, R. (2024). REABILITAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ATENÇÃO ALÉM DO PROGNÓSTICO: Reabilitação e Cuidados Paliativos. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/557

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)