INSTRUMENTO DE FUNCIONALIDADE PARA AVALIAR O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA COM TEA NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO
Saúde da Criança e do Adolescente
Palavras-chave:
funcionalidade, Transtorno do Espectro do Autismo, Reabilitação, criançaResumo
INTRODUÇÃO: Compreender a pessoa com deficiência a partir de uma visão biopsicossocial amplia a compreensão dessa dinâmica, que busca avaliar as funções corpóreas, o nível de independência para a realização de atividades, o grau de participação social e comunitária e as barreiras presentes em cada âmbito social. OBJETIVO: Apresentar o uso do IFBRm (Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado) como um instrumento para acompanhar o processo de reabilitação da pessoa com TEA – Transtorno do Espectro Autista – no CER IV M’Boi Mirim. MÉTODO: O instrumento foi incluso do protocolo de TEA da unidade, ao qual é aplicado no inicio do acompanhamento e no final do processo de reabilitação. Esse instrumento é dividido por faixa etária, ao qual os domínios avaliados depende de cada momento de vida em que o sujeito se encontra. Com o uso desse instrumento é possível compreender as barreiras que impactam na vida do sujeito e as intervenções necessárias. RESULTADOS: Em relação aos resultados parciais, da 1ª e ultima aplicação do instrumento em pacientes que realizaram atendimento no CER IV M’Boi Mirim, Dos 19 pacientes todos apresentaram melhora nos domínios avaliados. CONCLUSÃO: A partir do uso do instrumento IFBRm o acompanhamento da pessoa com TEA no CER passou a ser mais assertivo para poder compreender os ganhos, assim como barreiras que dificultam a inserção social do sujeito, além disso, ter um instrumento que possa mensurar a funcionalidade, auxilia de maneira efetiva o processo de reabilitação da pessoa com TEA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.