INSTRUMENTO DE FUNCIONALIDADE PARA AVALIAR O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA COM TEA NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO

Saúde da Criança e do Adolescente

Autores

  • Ana Paula Ribeiro Hirakawa CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim, CER IV - Centro Especializado em Reabilitação do M'Boi Mirim, São Paulo - Brasil

Palavras-chave:

funcionalidade, Transtorno do Espectro do Autismo, Reabilitação, criança

Resumo

INTRODUÇÃO: Compreender a pessoa com deficiência a partir de uma visão biopsicossocial amplia a compreensão dessa dinâmica, que busca avaliar as funções corpóreas, o nível de independência para a realização de atividades, o grau de participação social e comunitária e as barreiras presentes em cada âmbito social. OBJETIVO: Apresentar o uso do IFBRm (Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado) como um instrumento para acompanhar o processo de reabilitação da pessoa com TEA – Transtorno do Espectro Autista – no CER IV M’Boi Mirim. MÉTODO: O instrumento foi incluso do protocolo de TEA da unidade, ao qual é aplicado no inicio do acompanhamento e no final do processo de reabilitação. Esse instrumento é dividido por faixa etária, ao qual os domínios avaliados depende de cada momento de vida em que o sujeito se encontra. Com o uso desse instrumento é possível compreender as barreiras que impactam na vida do sujeito e as intervenções necessárias. RESULTADOS: Em relação aos resultados parciais, da 1ª e ultima aplicação do instrumento em pacientes que realizaram atendimento no CER IV M’Boi Mirim,  Dos 19 pacientes todos apresentaram melhora nos domínios avaliados. CONCLUSÃO: A partir do uso do instrumento IFBRm o acompanhamento da pessoa com TEA no CER passou a ser mais assertivo para poder compreender os ganhos, assim como barreiras que dificultam a inserção social do sujeito, além disso, ter um instrumento que possa mensurar a funcionalidade, auxilia de maneira efetiva o processo de reabilitação da pessoa com TEA.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Ribeiro Hirakawa, A. P. (2024). INSTRUMENTO DE FUNCIONALIDADE PARA AVALIAR O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA COM TEA NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO: Saúde da Criança e do Adolescente. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/663

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