A IMPORTÂNCIA DO OLHAR DA PSICOLOGIA E NUTRIÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL DO PRÉ-ADOLESCENTE EM REABILITAÇÃO
Resumo
A pré-adolescência é uma fase onde ações como produzir, criar e experimentar algo, traz questões inerentes às habilidades não somente emocionais, mas sociais e comportamentais. Esta fase é o período mais indicado para ações voltadas para a prevenção e promoção de saúde, incluindo a mental, uma vez que os comportamentos são mais fáceis de serem adaptados e revistos. A prática da culinária é uma ação importante onde o criar, produzir e experimentar, conseguem atuar como uma tríade. Diante dos fatores expostos, o recurso terapêutico da oficina culinária em assistência psicológica e nutricional para o atendimento de pré-adolescentes com deficiência intelectual em reabilitação, se torna uma experiência exitosa. O objetivo foi o de relatar uma experiência exitosa em um centro de reabilitação que assiste pré-adolescentes com deficiência intelectual, utilizando como recurso terapêutico, a oficina culinária em atendimento compartilhado entre psicologia e nutrição. Trata-se de um relato de uma experiência exitosa onde participam pré-adolescentes com deficiência intelectual assistidos em um centro especializado em reabilitação da cidade de São Paulo. Após avaliação inicial, os pacientes são inseridos em um grupo terapêutico que utiliza o recurso de oficina culinária para trabalhar as demandas de interação social, comunicação, lidar com as emoções e sentimentos, atuar frente a escolhas, ter autonomia e iniciativa e agregar conhecimentos dietoterápicos para a sua própria rotina alimentar. O grupo é assistido pelos serviços de psicologia e nutrição, por 24 sessões semanais, com duração de 1 hora cada. Após cada sessão, é realizado o feedback com os responsáveis pelos pré-adolescentes, com conversa sobre manejos e estratégias a serem realizadas no ambiente familiar e extra a este. Observa-se tanto em setting terapêutico quanto pelo retorno, relato dos responsáveis, que os pré-adolescentes se sentem acolhidos na prática culinária, conseguindo expressar seus sentimentos, interagir com o outro, reconhecer e atuar diante dos aspectos comportamentais e aprender novos conceitos que englobam sua saúde mental e até mesmo sua saúde física. Uma vez que na pré-adolescência, encontra-se um cenário propício para novas perspectivas da importância da saúde mental para a qualidade de vida, o recurso terapêutico da oficina culinária, aparece como um processo viável e prático para o momento da reabilitação e seus desdobramentos futuros, além de poder se estender em outros ambientes, como o familiar.
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