AMPLIANDO POTENCIALIDADES COMUNICATIVAS: GRUPO DE FALA E LINGUAGEM INFANTIL
Saúde da Criança e do Adolescente
Resumo
INTRODUÇÃO
A comunicação pode ser considerada como a capacidade humana de manifestar algo, visando à expressão de
sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões e à troca de informações. Por meio da mensagem identificamos a
intencionalidade presente em um determinado discurso. Podendo esta ser de natureza verbal ou não verbal (símbolos,
gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, entre outros). A fonoaudiologia desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento de crianças, auxiliando no desenvolvimento da comunicação, habilidades sociais e autonomia.
OBJETIVO
Promover ampliação de comunicação funcional, autonomia, qualidade de vida na infância, independência e habilidades
sociais para crianças do grupo de fala e linguagem infantil, do território da UBS Luar do Sertão.
MÉTODO
O grupo de fala e linguagem infantil acontece semanalmente, supervisionado pela fonoaudióloga da equipe E-Multi. Atualmente é composto por mais de 20 usuários frequentes. O público alvo é crianças de 5 a 11 anos com déficits comunicativos que impactam na comunicação diária, interação social e aprendizagem.
São utilizadas estratégias para apresentar, discriminar e adquirir os sons ausentes ou parcialmente adquiridos
em inventário fonético/fonológico e utilizá-los em situações comunicativas. Todas as estratégias comunicativas são associadas de estratégias de interação social, brincar coletivo e simbólico, pintura, dinâmicas, dança, aromaterapia e atividades coletivas.
RESULTADOS
Foram observados avanços significativos no desenvolvimento global infantil. Melhora da interação social, diminuição de barreiras de aprendizagem, expansão de comunicação, melhora na interação social no grupo e em outros ambientes frequentados pelas crianças, aumento da autoestima e melhora na adesão dos grupos ofertados pela Unidade Básica de Saúde.
CONCLUSÃO
Dentre os objetivos previamente estipulados, foi possível observar ganhos significativos na autonomia, qualidade de
vida, independência, comunicação funcional e interação de crianças com déficits comunicativos através da participação
do grupo de fala e linguagem infantil da UBS.
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