ATENDIMENTO HUMANIZADO DAS GESTANTES DA UBS JARDIM ARACATI

Autores

  • Viviane Pressi Moreira CEJAM
  • Annie Cerqueira
  • Juliane Conceição
  • Joyce Silva
  • Keila Barbosa
  • Luciana Silva
  • Ana Maria Costa
  • Fernanda Simões

Palavras-chave:

Atenção Primária em Saúde, Gestantes, Acolhimento, Equidade, Humanização da Assistência

Resumo

Introdução: O cuidado às gestantes na Atenção Primária à Saúde é essencial e desafiador, principalmente em territórios de grande vulnerabilidade que vão além do cumprimento do protocolo de Pré-Natal, pois perpassam situações de risco social, violência e drogadição. Conhecer o contexto de vida destas gestantes e sua história se faz absolutamente necessário para oferecer um cuidado integral, acolhedor e humanizado visando atender efetivamente a equidade. Objetivo: Oferecer apoio e atender às gestantes em sua integralidade, levando-se em conta sua história de vida e contexto atual para garantir um pré-natal seguro. Método: Redefinição dos processos internos e fluxos de atendimentos às gestantes, envolvendo todos os profissionais da UBS para garantir apoio e atendimento integral e personalizado às gestantes, levando-se em conta as necessidades de cada uma. Duas profissionais do administrativo entram em contato frequente com as gestantes via WhatsApp. Implantação de reuniões envolvendo profissionais de todas as categorias e setores da UBS para discussão de cada gestante que apresente faltas em consultas e exames ou mesmo que em visitas domiciliares ou consultas manifestem alguma dificuldade psicossocial. A marcação de consultas é monitorada e quando há faltas, as gestantes são imediatamente contactadas para compreender motivos e realizar o reagendamento. Na abertura de ficha para a coleta de exames, a recepcionista do guichê é uma das duas administrativas que tem contato constante pelo whatsapp para tornar o atendimento personalizado e as guias de exames são checadas duas vezes (recepção e auxiliares de enfermagem da coleta laboratorial) para certificação de que não houve falhas nos pedidos. Resultados: A mudança da estratégia utilizada tendo o envolvimento dos profissionais da Unidade e redefinição de fluxos internos, possibilitou mitigar a complexidade da adesão ao pré-natal nos contextos de maiores riscos sociais das gestantes atendidas, tendo como principais ponto: aumento da adesão das gestantes ao pré-natal, atendimento mais humanizado para às gestantes, melhor acesso à saúde, maior envolvimento e integração entre os profissionais, aumento à adesão aos grupos de gestantes, cumprimento dos protocolos de gestante maior que 90% das gestantes atendidas na UBS. Discussão: De acordo com estudos atuais, a experiência do paciente nos serviços de saúde e a humanização do atendimento tendem a aproximar profissionais e pacientes, como a população em questão das gestantes, fortalecendo o cuidado integral e colaborando para uma melhor ambiência tanto para pacientes quanto para profissionais. Conclusão: Manter os profissionais engajados e cientes de seu propósito na atuação na saúde, faz com que criem novas estratégias para um atendimento mais humanizado e acolhedor, tornando-se mais eficientes e próximos aos usuários atendidos. 

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Pressi Moreira, V., Cerqueira, A., Conceição, J., Silva, J., Barbosa, K., Silva, L., Costa, A. M., & Simões, F. (2023). ATENDIMENTO HUMANIZADO DAS GESTANTES DA UBS JARDIM ARACATI. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 9. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/130

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