IMPACTOS POSITIVOS DA EQUIPE DE HUMANIZAÇÃO: AVANÇOS NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS E ENGAJAMENTO DOS PROFISSIONAIS

Saúde Mental e Humanização

Autores

  • Keila Dieb dos Anjos Barbosa Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Joyce Karen Santos Silva Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Juscileide Santiago da Silva Santos Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Ana Carolina Leite de Morais Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Cristiane Mara Teixeira da Silva Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Rodrigo de Jesus Almeida Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Renata Correia da Fonseca Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil
  • Viviane Pressi Moreira Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), UBS Jardim Aracati, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Humanização em saúde, Acesso ao cuidado, engajamento

Resumo

Introdução: A humanização no atendimento em saúde é um conceito essencial para promover um cuidado mais próximo, acolhedor e eficaz. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), a implementação de ações voltadas para a humanização não apenas beneficia os usuários, melhorando sua experiência de cuidado, mas também impacta positivamente os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e participativo.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever a implementação de uma equipe de humanização na UBS e avaliar os impactos das ações realizadas tanto no atendimento aos usuários quanto na satisfação e engajamento profissionais.

Método: Para alcançar os objetivos propostos, formou-se uma equipe multidisciplinar de humanização composta por profissionais de saúde. O plano de ação desenvolvido incluiu treinamentos para os colaboradores em atendimento humanizado, melhorias na infraestrutura para proporcionar maior conforto aos usuários e profissionais, avaliação das principais demandas dos usuários através de canais de pesquisa de satisfação, e elaboração de planos de ação para aprimorar continuamente o relacionamento entre usuários e profissionais.

Resultado: Após a implementação das ações de humanização, observou-se aumento da satisfação dos usuários nos canais de pesquisa de satisfação, os planos de ação desenvolvidos pela equipe são colocados em prática com maior rapidez e efetividade e os fluxos da UBS estão mais disseminados entre profissionais e usuários. Além disso, os profissionais relataram maior motivação e engajamento no trabalho, resultando em um ambiente mais colaborativo e produtivo na UBS.

Conclusão: A implementação de uma equipe de humanização na UBS demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover melhorias tanto no atendimento aos usuários quanto nas atividades exercidas pelos profissionais. A continuidade e consolidação destas ações permanecem como estratégia das lideranças para consolidar práticas de humanização e disseminação da cultura organizacional.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Dieb dos Anjos Barbosa, K., Santos Silva, J. K., Santiago da Silva Santos, J., Leite de Morais, A. C., Teixeira da Silva, C. M., de Jesus Almeida, R., Correia da Fonseca, R., & Pressi Moreira, V. (2024). IMPACTOS POSITIVOS DA EQUIPE DE HUMANIZAÇÃO: AVANÇOS NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS E ENGAJAMENTO DOS PROFISSIONAIS: Saúde Mental e Humanização. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 11. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/634

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