JORNADA DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DA UBS JARDIM ARACATI
Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde, Saúde Mental, Equidade, Humanização da AssistênciaResumo
JORNADA DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DA UBS JARDIM ARACATI
Tipo de Trabalho: Relato de Experiência Exitosa
Eixo Temático: Clínicas e práticas de cuidado em saúde mental
Autores:
Renata Correia da Fonseca*, Viviane Pressi Moreira**
Afiliação: *Psicóloga, UBS Jardim Aracati, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil, **Gerência, UBS Jardim Aracati, São Paulo, CEJAM, SP, Brasil.
Descritores: Atenção Primária em Saúde, Saúde Mental, Equidade, Humanização da Assistência
Introdução: O presente trabalho visa apresentar os resultados quantitativos dos atendimentos de triagem, realizados pela psicóloga Renata Fonseca, na UBS Jardim Aracati, com os usuários inseridos na fila de espera (SIGA) para a especialidade de Psicologia. A atual fila de espera, teve inicio em maio de 2022, sendo atendidos anteriormente nos serviços AE Várzea do Carmo (Bairro do Cambuci) ou Hospital Dia M' Boi Mirim I (Jd Santa Josefina – Guarapiranga). A UBS Jardim Aracati pertence à STS Mboi Mirim e fica localizada no Distrito Administrativo Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo. Está situada à beira da Represa Guarapiranga, conhecida como "Ilha”, pois o único acesso ao território se dá pela ponte do Jardim Aracati. O território é considerado de alta vulnerabilidade, difícil acesso e não conta com equipamentos de cultura, lazer e esportes, contribuindo para falta de oportunidades no mercado de trabalho, exposição ao álcool e outras drogas, violência e questões em saúde mental.
Método: Os usuários foram convocados para participar da triagem de psicologia via telefonemas (efetuada por jovens aprendizes e pela própria psicóloga) e por busca ativa, realizadas pelos ACS. As triagens ocorreram no espaço da associação dos moradores Jardim Aracati, realizados em grupos e individuais. Durante os atendimentos, foram avaliados: qualidade de vida, contexto familiar, vulnerabilidade social, sintomas físicos e psíquicos, desenvolvimento escolar, relacionamento interpessoal e auto percepção. As triagens em grupo, otimizam o tempo e a interação social é incentivada e avaliada.
Resultados: Início da triagem (30/05/2023): 357 usuários na fila de espera. Atualmente: 128 usuários na fila de espera. (91 usuários inseridos em grupos entre junho e julho e 37 usuários pendentes).* 39 referiram não necessitar do atendimento ou moram em outro bairro. *Dados consultados em 11/07/2023, ás 17h55min, na ferramenta SIGA.
Conclusão: Foram 281 atendimentos agendados. Construídos oito grupos de saúde mental: três grupos de adultos, dois grupos de adolescentes, três de crianças e retomado o grupo de prevenção à violência “Acredite-se”. Os grupos foram iniciados com boa adesão. Os grupos de saúde mental possibilitam a manutenção de saúde mental, interação social, espaço de psicoeducação, contra turno para crianças e adolescentes, diminuindo o tempo de tela e exposição na rua. Fundamental para a promoção e prevenção de agravos na saúde mental e tão importantes na atenção primária à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(s)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.