INTERVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL DOS USUÁRIOS DO GRUPO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Autores

  • Renata de Oliveira Santos Costa APD CER IV M BOI MIRIM
  • Simone APD CER IV M BOI MIRIM
  • Ana APD CER IV M BOI MIRIM

Palavras-chave:

Comunicação, Saúde Mental

Resumo

Introdução: A Linguagem está diretamente associada a relação do Sujeito na Sociedade, à sua forma de se comunicar, se expressar e falar. Quando o sujeito apresenta dificuldades nessa área, acaba sendo excluído de possibilidades sociais que afetam assim diretamente sua Saúde Mental, tornando-se invisível para essa sociedade.
Objetivo: Compreender e entender o sujeito por meio da Linguagem e Comunicação vinculando seu processo de saúde/doença ao seu lugar social. Essa relação observamos em um Grupo de adultos com Deficiência Intelectual Leve, Síndrome de Down e Autismo com atuação da Fonoaudióloga do APD e duas Acompanhantes da Pessoa com Deficiência.
Método: O grupo ocorre semanalmente com a Fonoaudióloga do APD e duas Acompanhantes da Pessoa com Deficiência, com adultos entre 22 à 29 anos de idade, com diagnóstico de TEA Leve, Deficiência Intelectual Leve e Síndrome de Down que apresentam dificuldade de Comunicação, Linguagem e Interação. Foram realizados estímulos para a Comunicação e Linguagem com uso de recursos que foram adaptados pela Fonoaudióloga e as APDs a fim de estimular a linguagem, a comunicação e a interação entre os indivíduos do grupo, aumentar sua autonomia e protagonismo na sociedade e fortalecer sua Saúde Mental.
Resultados: Essa atuação vem propiciando maior autonomia, confiança em se comunicar e se expressar perante o outro e aumentando a auto confiança com relação a essas habilidades impactando positivamente na Saúde Mental dos adultos em questão.
Conclusão: As intervenções com esses adultos tem propiciado uma inserção desses indivíduos no mundo e nas relações sociais que antes eram falhas para eles, devido a dificuldade de se comunicar e se expressar por meio da linguagem. Hoje, eles conseguem se expressar com suas vontades e desejos por meio da linguagem e da fala os tornando mais funcionais e protagonistas de seus discursos melhorando assim sua Saúde Mental e de todos que convivem com eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Santos Costa, APD CER IV M BOI MIRIM

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP em 1990;

Pós graduada em Fonoaudiologia Preventiva Hospitalar pelas Faculdades São Camilo em 1995;

 Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP em 2003;

Bacharel em Administração de Empresas pela FMU em 2015

Simone, APD CER IV M BOI MIRIM

Auxiliar de Enfermagem no Cadem em 2018

 Técnico de Enfermagem no Cadem em 2019

 Acompanhante da Pessoa com Deficiência Intelectual desde 2014

Ana, APD CER IV M BOI MIRIM

Assistente Social na UNISA em 2020;

Acompanhante da Pessoa com Deficiência Intelectual desde 2018 

Pós Graduação em Sáude Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial pela Anhanguera Educacional em 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

de Oliveira Santos Costa, R., Ferreira da Silva Santos, S., & Oliveira da Silva Sudre, A. P. (2023). INTERVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL DOS USUÁRIOS DO GRUPO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM. Anais De Eventos Científicos CEJAM, 1. Recuperado de https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/view/277

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)